//Como prevenir acidentes com cargas perigosas em caminhões?

Como prevenir acidentes com cargas perigosas em caminhões?

Uma das principais preocupações das transportadoras e empresas de logística é o risco constante de acidentes com cargas perigosas, capazes de gerar grandes danos ao meio ambiente e à população. Mais de 3,5 mil tipos de substâncias químicas de alta complexidade viajam pelas estradas brasileiras, o que exige cuidados específicos com a segurança.

acidentes com cargas perigosas

Depois da água, o líquido mais volumoso do mundo é o ácido sulfúrico, altamente corrosivo. Esta e outras substâncias utilizadas no refino de petróleo e na fabricação de variados produtos viajam diariamente em caminhões. O vazamento destas cargas pode gerar desde uma grande explosão até queimaduras pessoais graves e a contaminação do solo e da água.

Confira um exemplo de acidente recente com carga perigosa

No último dia 23, um caminhão que transportava 35 mil litros do produto tóxico estirol tombou na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Piraí, no Rio de Janeiro. O motorista teria passado mal, perdido o controle do veículo, que caiu em uma ribanceira, provocando o vazamento da substância química, tóxica e inflamável.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram mobilizados devido ao risco de um acidente ambiental, e o Inea informou que a empresa responsável pela carga será acionada judicialmente e responderá pela danificação ao ambiente.

Como prevenir acidentes com cargas perigosas e eventuais processos judiciais?

Pensando neste problema, a Busvision, referência no país em sistemas de vigilância para ônibus, lançou o Roadvision, um sistema de DVR Veicular e câmeras de caminhão que previne não apenas roubos de carga, mas este tipo de problema de alto risco jurídico e ambiental.

Com a gravação das imagens pelo Roadvision, registra-se tudo o que ocorre dentro e no entorno do caminhão, elucidando acidentes com cargas perigosas que não tenham sido causados pela empresa. Trata-se do resguardo judicial que as empresas de logística sempre buscaram para evitar indenizações.

Saiba mais sobre segurança no transporte de cargas!

Sem integração com DVR, rastreadores não protegem cargas dos caminhões

Novos dados assustadores sobre roubos de carga no Brasil

CTA_E-BOOK_Capacitação-e-treinamento-de-motoristas-e-colaboradores-custo-ou-investimento

By | 2014-10-31T14:23:48+00:00 outubro 31st, 2014|dvr veicular|Comentários desativados em Como prevenir acidentes com cargas perigosas em caminhões?

About the Author: