//Como Economizar no Consumo de Combustível da Minha Frota?

Como Economizar no Consumo de Combustível da Minha Frota?

Como-economizar-no-consumo-de-combustível-da-minha-frota

Para a maioria dos gestores, os custos com combustíveis para a frota sempre são motivos de preocupação. Em geral, eles costumam representar uma grande fatia das despesas gerais do negócio. Além disso, estes custos estão diretamente ligados à possibilidade de se obter maior ou menor lucro no faturamento que sua empresa pode gerar. Consequentemente, quanto mais se economizar no consumo de combustível, maior a margem de lucro que o gestor obterá para a sua empresa.

Independentemente de gerenciar uma frota pequena com alguns carros, ou uma frota grande com vários caminhões, é possível adotar medidas que contribuem para a economizar no consumo de combustível e a reduzir os custos.

Quer saber como? Então confira agora mesmo com estas dicas:

 

Treinamento de Pessoal

Quando falamos em economizar combustíveis, uma condução inadequada dos veículos pode ser a grande vilã.

Treine e oriente seus motoristas quanto às atitudes que evitam o gasto desnecessário de combustível — como por exemplo, evitar freadas bruscas, desligar o veículo em caso de congestionamento, evitar o uso do ar condicionado e até mesmo utilizar rotas alternativas em caso de engarrafamentos, entre outras práticas.

A partir daí, faça controles sobre o consumo por motorista e avalie como o treinamento está funcionando na prática. Aproveite o ebook que a Busvision desenvolveu sobre Capacitação e Treinamento de Motoristas e Cobradores. Neste material você encontrará mais dicas sobre o tema.

 

Fique de Olho no Peso Transportado

É bem mais comum do que se imagina encontrar veículos que operam acima da capacidade do peso para compensar o espaço que não havia sido preenchido dentro do veículo. No entanto, ao pensar que estão economizando — otimizando a cubagem — alguns gestores se esquecem que excesso de peso dentro dos veículos podem representar um gasto muito maior com combustíveis da frota.

 

Estude os Preços Praticados pelos Postos

Sabemos que entre um posto de abastecimento e outro pode haver uma diferença considerável nos preços. Alguns deles oferecem, inclusive, preços especiais para clientes fidelizados.

 

Negocie com esses fornecedores e procure fechar parcerias de médio prazo que podem trazer benefícios para seu negócio. Essa é uma excelente forma de economizar combustível e fornecer uma fonte segura de abastecimento para os seus motoristas.

 

Lembre-se da Calibragem dos Pneus

Oriente sua equipe sobre a necessidade de verificar a calibragem dos pneus pelo menos uma vez a cada semana, variando de acordo com a necessidade de cada frota. Os pneus com uma pressão abaixo do limite adequado podem elevar o gasto com combustíveis em até 4%, segundo o portal O Engenheiro Disse.

Esta simples medida, além de ajudar a economizar combustível, contribui para o aumento da vida útil dos pneus e adia os custos com a reposição dessas peças. No fim das contas, uma economia dupla para o seu negócio!

 

Utilize Rotas Otimizadas

Um dos motivos que fazem com que os custos com os combustíveis da frota sejam maiores do que o necessário é o planejamento das rotas utilizadas, que muitas vezes se mostram ineficientes. Isso faz com que, muitas vezes, o motorista acabe realizando um percurso maior do que o necessário para realizar as entregas.

Falta de atualização do banco de dados dos clientes e a utilização de mapas desatualizados, além do desconhecimento sobre quais rotas são mais seguras, eficientes e com melhores condições de trânsito são alguns dos fatores que contribuem para o planejamento inadequado das rotas a serem percorridas. Assim, é muito importante manter-se atualizado e pensar junto com a sua equipe sobre as alternativas mais inteligentes para a sua gestão de frotas.

Com essas dicas, é possível economizar bastante em combustíveis para a sua frota. No entanto, para que essa economia aconteça, é primordial que o gestor faça controles rígidos e acompanhe bem de perto se as melhorias estão sendo implementadas de fato na prática, dispondo, por exemplo, de ferramentas e sistemas de monitoramento embarcado. Além disso, só é possível identificar se há mesmo a redução utilizando indicadores de performance da operação.

 

Como você vem economizando combustível na sua frota? Deixe sua experiência nos comentários e assine nossa newsletter para receber outras dicas como essas!

CTA_EBOOK_Como-monitorar-cobradores

By | 2015-06-22T15:25:21+00:00 junho 22nd, 2015|Busvision|Comentários desativados em Como Economizar no Consumo de Combustível da Minha Frota?

About the Author: