//Gestão de Pneus da Frota: Por Que é Tão Essencial

Gestão de Pneus da Frota: Por Que é Tão Essencial

Gestão de pneus da frota: por que é tão essencial

Gestão de pneus da frota: por que é tão essencial

Os gastos com pneus de uma frota estão entre os mais elevados — representando, segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro),  cerca de 18,68% do custo operacional e ficando atrás apenas do custo com combustível de manutenções no veículo. Por isso, é importante que o gestor esteja atento a esses gastos e busque ações que contribuam para aumentar a vida útil do pneu. Software para controle de frota pode elucidar o porquê dos grandes desgastes nos pneus dos caminhões

No artigo de hoje, vamos oferecer algumas dicas que podem contribuir para aumentar a durabilidade e reduzir os custos no que se refere à gestão de pneus. Confira agora:

Faça um controle rigoroso

O primeiro e mais importante passo é controlar imediatamente os custos mensais que sua empresa possui com a gestão de pneus, se ainda não o fazem. Muitos gestores fazem uma análise macro — considerando apenas os custos de abastecimento e de manutenções, que incluem a troca de pneus.

Se o controle é minucioso, é possível entender e fazer uma gestão mais eficiente, tornando decisões mais assertivas. Faça controle de marca, tipo, períodos e custos de compras, por veículo e por motorista da frota.

Você já pensou em usar um software de controle de frota?

Fique atento à calibragem

A calibragem incorreta pode diminuir a vida útil dos pneus, aumentando o contato com o asfalto ou causando deformidades. Além disso, a calibragem inadequada pode provocar o aumento dos custos com combustível.

O alinhamento e o balanceamento incorretos também influenciam diretamente na duração dos pneus e no consumo de combustível — o que pode elevar ainda mais o valor dos gastos gerais com a frota.

Saiba como economizar no consumo de combustível agora mesmo!

Treine seu pessoal

A gestão de pneus da frota também está ligada a fatores internos — não somente à manutenção e cuidados corretos com o veículo. Explique para os motoristas a importância desses cuidados — orientar a respeito de questões como calibragem, frenagem e até mesmo sobre as condições das vias é uma forma de conscientizar os motoristas sobre como os custos podem ser controlados.

Considere a reforma dos pneus

Na grande maioria dos casos, é possível reformar os pneus e continuar os utilizando por algum período de tempo. Isso ajuda a prolongar a vida útil dos mesmos e a adiar os custos com a compra de novos pneus — em um ano a economia pode ser considerável.

Mas lembre-se de contar com um serviço de qualidade e confiável — uma vez que a qualidade dos pneus influencia na segurança do motorista.

Afinal, por que a gestão de pneus da frota é tão importante?

Uma boa gestão de pneus da frota ajuda a compreender melhor a origem dos maiores gastos e procurar alternativas que contribuam para reduzí-los. Além disso, ela está diretamente ligada à segurança nas estradas — veículos que circulam com pneus que já deveriam ter sido trocados, aumentam consideravelmente o risco de acidentes. Software para controle de frota pode ajudar o gestor no ato de controlar.

Como é possível observar, a gestão de pneus da frota tem uma importância considerável na gestão de uma forma geral. Apesar de muitos considerarem que o controle amplo da frota é mais prático e de fácil gestão, detalhar alguns aspectos à parte pode ser um fator diferencial na hora de conseguir economia para o setor.

CTA-Diminuindo-crises-e-vendendo-mais-Manual-completo-do-gestor-de-frotas

Como sua empresa realiza a gestão de pneus da frota? Ela é controlada juntamente com a manutenção ou é feita separadamente? Compartilhe conosco suas experiências!

By | 2015-09-24T14:03:28+00:00 setembro 24th, 2015|Frota de Caminhões|Comentários desativados em Gestão de Pneus da Frota: Por Que é Tão Essencial

About the Author: