//Qual a hora certa de expandir sua frota de caminhões?

Qual a hora certa de expandir sua frota de caminhões?

Qual a hora certa de expandir sua frota de caminhões?

Qual a hora certa de expandir sua frota de caminhões?

 

Muitos gestores consideram a possibilidade de expandir a frota de caminhões, mas ficam em dúvida de quando é o momento certo para isso. Não é para menos: é uma decisão difícil, que requer um grande investimento e deve ser cuidadosamente planejada.

Pensando nisso, vamos falar no artigo de hoje sobre quando é o momento adequado para expandir a frota, apresentando e detalhando alguns pontos importantes. Continue acompanhando:

 

Por que expandir a frota?

Chega um certo estágio na empresa em que o crescimento se torna uma necessidade, uma vez que a frota de caminhões atual não é suficiente para acompanhar o crescimento da demanda de entregas. Seja em número de clientes, seja em aumento das regiões atendidas.

Dentre as principais razões para expandir a frota de caminhões estão:

  • Dar conta de um crescimento na demanda de serviços;
  • Renovação da frota atual;
  • Aproveitar oportunidades comerciais atrativas.

No entanto, apesar de ter as razões certas, é preciso que o gestor planeje com cuidado o processo de aquisição de novos veículos. Então, resta a pergunta:

 

Qual a hora certa para expandir a frota?

A resposta ideal é: quando o crescimento é um fato concreto e a frota atual não dá conta de atender todas as demandas. Claro, o gestor deve avaliar a situação financeira da empresa e se é possível custear esta melhoria, levando em consideração o retorno esperado: “em quanto tempo este investimento vai se pagar?”.

Além disso, caberá também ao gestor avaliar a forma mais adequada para a aquisição — à vista, financiada, por meio de leasing, entre outras formas. Importante também ficar atento e avaliar o tipo, modelo, marca e tamanho do veículo que será comprado — sempre de acordo com as necessidades da empresa. É necessário pesquisar as alternativas possíveis antes de tomar uma decisão. Diversas montadoras oferecem condições facilitadas para aquisições via CNPJ, por exemplo, e pode ser uma forma de baratear a compra de novos veículos para a frota de caminhões.

 

Aumento da demanda

Quando uma empresa se posiciona no mercado e consegue conquistar novos clientes, eventualmente sua demanda pelos serviços de transporte irá aumentar de maneira que a frota existente já não será mais capaz de atender – aí é a hora de pensar em expandir a frota.

Contudo, é necessário avaliar cuidadosamente se esse aumento na demanda realmente representa um crescimento, ou se é apenas uma questão de sazonalidade — pois, caso seja, o investimento não terá o retorno previsto e ainda pode representar um risco para a saúde financeira da empresa.

Confira também nosso post sobre 5 Tendências do Mercado que Afetarão sua Frota de Caminhões.

Outra questão muito importante: o acompanhamento de desempenho da frota atual é realizado? Em alguns casos, é possível manter a mesma quantidade de veículos e otimizar as entregas, gerando mais lucratividade. Existem soluções para acompanhar a performance da frota, como, por exemplo, investindo no monitoramento embarcado, softwares de gestão e em outras tecnologias. Antes de tomar a decisão de comprar novos caminhões, o gestor deve se certificar se a produtividade da frota realmente já está em seu máximo ou se há estratégias de melhoria que ainda não foram aplicadas, acompanhando rotas, prazos médios de entregas, entre outros.

 

Expansão da região de atendimento

Quando a demanda aumenta a ponto de conquistar novos clientes mais distantes, ou até mesmo quando a empresa decide abrir uma filial, também é hora de avaliar a necessidade de expandir a frota de caminhões.

Como podemos ver, apesar de o momento de expandir a frota parecer claro, existem outros pontos — alguns que não estão diretamente ligados à operação — que também devem ser avaliados cuidadosamente, como a capacidade financeira da empresa para realizar o investimento, por exemplo.

Veja também: Tudo o que você precisa saber para contratar seguro de frotas!

Sua empresa já precisou expandir a frota em algum momento? Quais aspectos foram levados em consideração durante o processo? Utilize os comentários para compartilhar suas experiências conosco!

Manual-completo-para-gestores-de-frotas

Manual-completo-para-gestores-de-frotas

By | 2015-09-03T21:25:10+00:00 setembro 3rd, 2015|Frota de Caminhões|Comentários desativados em Qual a hora certa de expandir sua frota de caminhões?

About the Author: