//Como a tecnologia pode ser aliada contra roubos e furtos no transporte coletivo?

Como a tecnologia pode ser aliada contra roubos e furtos no transporte coletivo?

Como a tecnologia pode ser aliada contra roubos e furtos no transporte coletivo

Como a tecnologia pode ser aliada contra roubos e furtos no transporte coletivo?

 

Os números referentes a roubos e furtos em transporte coletivo têm aumentado nos últimos anos. Por conta disso, diversas companhias passaram a adotar algumas tecnologias como alternativas para inibir ou reduzir esses índices, trazendo inúmeros benefícios — tanto para a empresa de transportes, quanto para os usuários do serviço. Em alguns estados e municípios, inclusive, há uma regulamentação própria, exigindo a utilização do monitoramento da frota via DVR Veicular e GPS, por exemplo.

No artigo de hoje vamos falar sobre como a tecnologia pode ser aliada para diminuir os prejuízos com roubos em ônibus e qual a importância de investir em medidas de segurança e monitoramento de frota. Continue acompanhando:

Monitoramento embarcado

A utilização do monitoramento embarcado em frotas de ônibus tem se apresentado como um dispositivo de segurança indispensável, uma vez que essa solução auxilia não só em relação ao controle de assaltos e furtos, mas em outras questões de segurança como agressões, acidentes, pichações, perdas de bagagens e crianças desaparecidas, por exemplo.
Por meio da instalação de uma ou mais câmeras e de um DVR Veicular – que faz o armazenamento das imagens -, as empresas de transporte podem realizar o acompanhamento de sua operação de forma constante.

Whitepaper Grátis: Conheça as Soluções em Câmeras Embarcadas do Mercado Brasileiro

Conheça-as-soluções-em-câmeras-embarcadas-do-mercado-brasileiro
Além de tais ocorrências, ao adotar esse tipo de tecnologia é possível também identificar evasões de receitas, combater fraudes causadas pelos funcionários, controlar de gratuidades e auxilar na elucidação de acidentes.

Software de gestão de imagens

Além do monitoramento embarcado, um software de gestão de imagens pode ser um excelente aliado contra roubos e furtos no transporte público. Com ele é possível fazer o registro e análise de qualquer ocorrência gerando dados de extrema relevância para a tomada de decisões.

A partir deste tipo de software, as empresas podem acompanhar informações importantes, como veículos que circularam com a porta aberta, veículos que embarcaram ou desembarcaram passageiros fora do ponto, motoristas dirigindo com apenas uma das mãos, motoristas usando o celular enquanto dirigem, trocadores liberando a catraca para passageiros e desviando a receita etc. Enfim, as possibilidades são inúmeras!

Com relatórios da operação, o gestor pode, portanto, identificar pontos que auxiliem na segurança dos colaboradores, dos passageiros e da frota, observando, por exemplo, quais linhas e horários em que há um maior volume de roubos e furtos. Entender de forma global de que forma tais ocorrências acontecem é ponto crucial para adoção de medidas para evitá-las.

Confira neste nosso outro post se vale a pena investir em um software de gestão de imagens.

Acompanhamento em tempo real

Algumas empresas possuem a necessidade de monitorar o que está acontecendo na operação em tempo real, ao invés de simplesmente aguardar o descarregamento das imagens armazenadas pelo DVR Veicular. Nesses casos a tecnologia pode, novamente, auxiliar ao gestor em questões de segurança.

Por meio da integração de um chip 3G/4G de qualquer operadora e de um roteador ao DVR Veicular, é possível acompanhar ao vivo e remotamente o que se passa em todos veículos da frota que possuam esses equipamentos. Esse tipo de monitoramento pode auxiliar a empresa a acionar a polícia tão logo uma ocorrência seja identificada.

Claro que o monitoramento em tempo real via 3G/4G é mais indicado para frotas menores, em que é possível fazer um controle simultâneo dos veículos. Citando alguns exemplos, empresas de turismo e vans escolares, podem se beneficiar bastante desse tipo de tecnologia.

DVR Veicular: Acesso em Tempo Real 3G x Descarregamento Automático de Imagens

Por que esse investimento é importante?

A utilização de tecnologia no transporte coletivo pode fazer a diferença no acompanhamento e prevenção de problemas tão comuns como roubos e furtos, além de ser ferramenta essencial para uma melhor gestão de frotas.  

Através do MDVR Busvision é possível coibir e identificar responsáveis, aumentando a segurança da empresa e dos passageiros, que preferem viajar em ônibus que possuem esses dispositivos.

Quer entender melhor sobre os exemplos utilizados nesse artigo? Entre em contato conosco!

By | 2015-11-12T19:17:10+00:00 novembro 12th, 2015|Busvision|0 Comments

About the Author: