//A importância da prevenção de riscos no transporte de cargas

A importância da prevenção de riscos no transporte de cargas

prevencao-de-riscos-no-transporte-de-cargas

O mercado de transporte de cargas está passando por um momento incerto. As margens de frete estão baixas e as empresas enfrentam o seguinte dilema: é preciso investir em tecnologias de segurança para se destacar em meio à concorrência, mas sem aumentar os gastos. As companhias que têm sucesso nessa empreitada ganham maior destaque, pois convencem clientes e prospects de que são a melhor opção e compensam os fretes baixos, atraindo mais consumidores.

O gerenciamento de riscos traz ganhos para empresa não só na competição com outras companhias, mas na economia de recursos, em aumento de produtividade e, obviamente, na segurança da carga. Se você quiser saber mais sobre a importância da prevenção de riscos no segmento, continue acompanhando!

Competitividade

O mercado poucas vezes esteve tão concorrido e as empresas de transporte de cargas precisam se diferenciar o máximo possível para atrair e reter mais clientes. Nem sempre apostar em promoções e preços mais baixos traz resultados, assim investir no gerenciamento de riscos pode ser muito vantajoso para sua companhia.

O que os clientes mais buscam nesse mercado é segurança e qualidade na hora da entrega. Portanto, se você tiver as ferramentas certas para garantir um serviço de alto nível nesses requisitos, suas chances aumentam consideravelmente em relação à concorrência. Lembre-se de que as grandes empresas do ramo de transportes apostam alto em novas soluções de Tecnologia da Informação (TI) para aprimorar a prevenção de riscos.

Economia

Investir em prevenção de riscos também é uma chance de diminuir os custos das empresas de transporte. Gastos com multas costumam ser altos, e podem gerar problemas jurídicos e danos à carga. A recorrência desses casos aumenta os custos e impacta a imagem da companhia ante o mercado, diminuindo a capacidade de geração de receita e atração de novos clientes.

As seguradoras também se interessam na prevenção de riscos, pois o excesso de roubos e avarias na carga faz com que tenham muitas despesas com essa modalidade de cobertura e não atinjam o lucro. Inclusive, recusam a aceitação do risco em alguns casos.

Logística

Outro benefício de uma excelente gestão de riscos é a capacidade de aumentar suas metas de prestação de serviços, ou seja, fazer mais entregas em menor tempo. Com isso, a empresa ganha indicadores importantes para criar um processo de melhoria contínua nas operações gerenciadas na cadeia logística.

Segurança

O gerenciamento de riscos não começa no momento da contratação do frete, mas, sim, desde a seleção e capacitação dos motoristas, terminando no momento da entrega da carga intacta ao cliente. E é exatamente o entendimento completo do processo garante um aumento na segurança do serviço. A utilização de veículos adequados para cada tipo de carga, cuidado no armazenamento, controles informatizados de monitoramento e utilização de mecanismos modernos de comunicação são as principais medidas de prevenção de riscos.

O DVR Roadvision, por exemplo, é uma ferramenta que pode otimizar o gerenciamento de riscos da sua companhia, colaborando na elucidação de acidentes através das imagens gravadas pelo sistema de câmeras, prevenindo assaltos e atenuando roubos de carga.

Se quiser saber mais sobre as vantagens que o DVR Roadvision pode trazer para a prevenção de riscos, fale com nossos consultores!

fale-conosco-cta-1

By | 2016-06-09T20:19:34+00:00 junho 9th, 2016|Busvision|Comentários desativados em A importância da prevenção de riscos no transporte de cargas

About the Author: