//Transporte e logística: aliança para o sucesso do negócio

Transporte e logística: aliança para o sucesso do negócio

Blog post sobre Transporte e Logística - Busvision

As grandes empresas de transporte e logística se diferenciam a partir de dois fatores: padronização de processos e integração com o setor de TI.

A concorrência pesada do setor transforma cada aspecto do negócio em um potencial diferenciador na perspectiva dos clientes. Essas duas práticas citadas acima, quando somadas, permitem que sua empresa se destaque na relação entre transporte e logística.

Nesse post, vamos explicar um pouco mais sobre como as ferramentas tecnológicas e a implementação de processos logísticos bem definidos podem ser fundamentais para seu sucesso!

Manuseio de mercadorias

É preciso investir em sistemas que aumentem a eficiência na gestão dos ativos transportados pela empresa. Para tanto, a comunicação entre fornecedores, distribuidores e o recebedor final precisa ser ágil. Não há mais espaço para perda de tempo em um mercado tão competitivo.

As companhias mais destacadas serão justamente as que criarem controles do transporte em tempo real, ferramentas de comunicação com os colaboradores e clientes e elaborarem uma estratégia correta de gerenciamento de riscos.

Gestão de rotas

Seguir a regulamentação de transportes de cargas, obedecer às diversas legislações do país e identificar os melhores trajetos para sua equipe é um trabalho tão difícil quanto essencial.

Mais uma vez, o sucesso na gestão de rotas está diretamente relacionado com a utilização das soluções tecnológicas adequadas.

As ferramentas garantem:

  • Agilidade;
  • Redução de paradas;
  • Otimização do tempo de traslado;
  • Menor consumo de combustível;
  • Diminuição de índice de acidentes;
  • Prevenção contra roubos e furtos;
  • Retenção de clientes.

Uma equipe qualificada, somada à boa definição dos processos e ao uso das ferramentas criam as bases para a criação de uma cadeia de logística mais eficiente na sua empresa.

Administração dos recursos

A crise fez com que muitas empresas passassem a usar os preços para atrair e manter os clientes. Isso fez com que o mercado ficasse ainda mais competitivo.

O problema é que algumas companhias pecam na otimização dos preços e acabam perdendo rentabilidade. É imprescindível pensar na estrutura de preços de forma flexível: variando-a de acordo com a carga e com o tamanho do cliente.

Além disso, sua empresa deve fomentar um controle contínuo sobre as receitas e despesas. A busca por redução de custos precisa ser vista como um processo constante.

Gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos não começa no momento da contratação do frete, mas, sim, desde a seleção e capacitação dos motoristas, terminando no momento da entrega da carga intacta ao cliente. E é exatamente o entendimento completo do processo garante um aumento na segurança do serviço.

A utilização de veículos adequados para cada tipo de carga, cuidado no armazenamento, controles informatizados de monitoramento e utilização de mecanismos modernos de comunicação são as principais medidas de prevenção de riscos.

Então, ficou com alguma dúvida sobre o assunto?

Deixe o seu comentário para sabermos o que você achou e siga acompanhando nosso blog para otimizar a performance da sua empresa de transporte de cargas!

CTA para Manual do Gestor de Operações - Roadvision

By | 2020-04-09T21:40:52+00:00 setembro 26th, 2016|Frota de Caminhões|Comentários desativados em Transporte e logística: aliança para o sucesso do negócio

About the Author: