//Crise Hídrica: Furto de água de caminhões-pipa preocupa empresas

Crise Hídrica: Furto de água de caminhões-pipa preocupa empresas

caminhão desperdiçando água na crise hídrica

O Brasil, dono do maior potencial hídrico do planeta, enfrenta atualmente um grande problema relacionado ao déficit no abastecimento de água potável. Frente a esse problema, gestores públicos estão contratando os serviços de empresas fornecedoras visando garantir a distribuição de água para a população. Contudo, medidas temporárias como essa não são suficientes para suprir igualitariamente todas as regiões afetadas pelo período de seca. Muitos cidadãos afirmam que os caminhões-pipa não chegam até as residências, e isso é suficiente para os mesmos promoverem ações violentas contra seus condutores.

Em alguns casos, há até o furto da água e o roubo do veículo. E sem o monitoramento veicular com câmera, torna-se impossível identificar os responsáveis. A seguir, veja como um sistema de gravação de imagens pode auxiliar no monitoramento e rastreamento de caminhões-pipa.

Monitoramento em tempo real

Por conta da crise hídrica, muitos condutores sentem-se inseguros ao trafegarem nas ruas com caminhões-pipa. Há um grande risco da carga não chegar ao destino final, pois moradores podem rodear o veículo em busca de água e até mesmo danificá-lo. Para prevenir essas ações, a empresa pode contar com um sistema de monitoramento de frota integrado a um GPS, que gera informações precisas e em tempo real. É possível observar o caminhão-pipa via internet através de tecnologia 3G/4G integrada ao sistema, a fim de evitar possíveis desvios no decorrer do transporte e garantir a correta distribuição da água.

As câmeras externas de alta definição, quando integradas a ferramentas de segurança, são capazes de captar imagens de maneira automatizada, segura e acurada de todos os trajetos realizados, gerando informações confiáveis para o acompanhamento dos indicadores de desempenho. E com o registro de coordenadas do GPS, o gestor pode comparar os dados planejados e questionar com os motoristas acerca das atividades realizadas, e obter a comprovação em tempo real das informações de serviço.

E mesmo que o veículo esteja desligado, o sistema de monitoramento por câmeras pode utilizar uma fonte inteligente, que garante seu funcionamento contínuo de trinta minutos a seis horas em caminhões de 24W(segundo a capacidade de bateria do veículo).

Prevenção de roubos e problemas com veículos

O sistema de monitoramento através de câmeras externas é também vantajoso para o proprietário do veículo, visto que representa uma proteção extra em situações de roubo, furto, vandalismo, acidentes e outros problemas que possam ocorrer com o mesmo. O monitoramento diário também auxilia na identificação de situações que possam ter causado problemas no caminhão, o que elimina os riscos de deterioração e redução da vida útil da frota e garante o cumprimento das normas de qualidade e segurança do transporte.

Geração de provas para processos jurídicos

De acordo com uma reportagem realizada por uma emissora nacional, em algumas cidades, indivíduos chegaram a agredir fisicamente os motoristas de caminhões-pipa para conseguirem água. Caso o veículo estivesse sendo monitorado por uma câmera externa, os mesmos poderiam comprovar o ocorrido, já que o sistema fornece informações extremamente valiosas. Outras emergências que podem desencadear processos judiciais, tais como ataques de vandalismo e comportamento suspeito de indivíduos, também poderão ser averiguadas através de gravações em alta qualidade.

Investir em equipamentos de segurança e monitoramento é garantir a segurança de seus motoristas e a garantia de que a carga chegará ao destino como o previsto sem prejudicar a frota. Pense a respeito!

O que você faz para monitorar o seu veículo? Conte para a gente nos comentários!

E-book grátis Roadvision – Capacitação e treinamento de motoristas e colaboradores: custo ou investimento?

By | 2015-05-04T10:29:48+00:00 maio 4th, 2015|MDVR Busvision|Comentários desativados em Crise Hídrica: Furto de água de caminhões-pipa preocupa empresas

About the Author: