//Roubo de combustível: descubra como proteger sua frota desse mal

Roubo de combustível: descubra como proteger sua frota desse mal

Roubo-de-combustivel

Atualmente, o mercado de transportes sofre com a grande concorrência e as exigências são cada vez maiores para que as operações sejam feitas com os menores custos e máxima qualidade. As empresas precisam realizar a gestão de combustível, além da manutenção dos veículos e dos prazos, garantindo assim a confiabilidade dos serviços e continuando competitivas no mercado. Neste cenário, o gestor de frotas precisa manter-se constantemente qualificado e atualizado. E um dos maiores desafios dos gestores de frotas é driblar o roubo de combustível.

Um estudo recentemente divulgado pelo SETCEPAR, Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná, mostrou que uma empresa de transporte que realiza rotas entre São Paulo e Curitiba pode ter prejuízos anuais de até R$11.400,00 por caminhão, apenas com ocorrências de furto de combustíveis.

Os gestores de frota precisam utilizar métodos cada vez mais eficazes para prevenir estas ocorrências e evitar grandes prejuízos. Abaixo, apresentaremos algumas medidas que podem ser adotadas:

Gestão para evitar roubo de combustível

Através da definição de KPIs, é possível controlar a estimativa do consumo de combustível do veículo. Isso é fundamental para perceber anomalias que possam indicar furtos. Assim quanto mais fiéis forem os cálculos, baseando-se em fatores como marca, tipo e modelo do veículo, além de rota escolhida e a mercadoria transportada, melhores serão os resultados na prevenção e detecção de ocorrências de roubo de combustível.

Monitorando a conduta dos motoristas

Por ser o fator com o maior grau de subjetividade, decorrente da ação humana, manter o bom comportamento dos colaboradores pode significar o maior desafio para os gestores de frotas. Garantir a adoção das boas práticas da empresa e o cumprimento das normas se torna especialmente complicado, principalmente, pelo fato de suas atividades ocorrerem longe dos olhos dos supervisores.

Por isso, o comportamento dos motoristas deve ser levado em consideração desde a contratação e, a partir daí, precisa ser constantemente acompanhado. A empresa deve também investir em capacitação e na conscientização de seus colaboradores, minimizando os riscos de desvios de conduta que possam culminar em roubo de combustível.

Tudo o que você precisa saber sobre DVR Veicular para frotas de caminhões

Sistema de monitoramento por câmeras veiculares

Para que haja um melhor controle da conduta dos motoristas, o mercado vem adotando soluções baseadas no controle através de câmeras veiculares, por meio de sistemas DVR. Isso permite acompanhar a equipe, facilitando a detecção de desvios de conduta e inibindo as ações prejudiciais. Algumas dicas:

  • Certifique-se de que o equipamento possua armazenamento interno. Desta forma, além de uma forma mais segura de armazenamento, será possível gravar as imagens por muito mais tempo do que em um pen drive;
  • Se você desconfia de um funcionário em especial, pode optar por câmeras ocultas (pin hole) que são super discretas, necessitando apenas de um pequeno furo no painel ou forro para captura. Porém, depois que o funcionário for notificado devido a algum problema, certamente ele avisará a equipe em relação às câmeras escondidas. Nesse caso, para coibir ações indevidas de forma macro, sugerimos deixar as câmeras internas e externas (junto aos tanques de combustível) visíveis. Desta forma, os colaboradores pensarão duas vezes antes de cometer fraudes ou desvios;

Em nosso blog já postamos dicas de como escolher o sistema DVR veicular ideal para a sua frota de caminhões. Se quiser saber mais, fale com os nossos consultores. Será um prazer atendê-lo!

Gestão de Combustível

By | 2015-12-23T16:46:30+00:00 dezembro 23rd, 2015|Gestão de Frotas|Comentários desativados em Roubo de combustível: descubra como proteger sua frota desse mal

About the Author: