//Como Diferenciar a sua Transportadora em Relação às Concorrentes?

Como Diferenciar a sua Transportadora em Relação às Concorrentes?

Como-diferenciar-a-sua-transportadora-em-relação-às-concorrentes

Nos últimos anos, devido à desaceleração da economia, os gestores de transportadoras precisam ter um maior cuidado ao administrarem seus serviços. Muitos  atentam-se somente aos processos de transporte e se eles estão de acordo com as metas estratégicas do negócio. Contudo, controlar a operação da maneira correta, com foco no aumento do faturamento e na redução de custos, requer o apoio das melhores práticas e de sistemas de monitoramento. Estas ferramentas têm sido cada vez mais adotadas pelas transportadoras a fim de agregar valor, qualidade e segurança aos serviços prestados, visando a construção de relacionamentos duradouros e o ganho de vantagens competitivas no mercado.

Veja a seguir algumas dicas para diferenciar a sua transportadora em relação às concorrentes:

 

O papel do monitoramento no transporte de cargas

Em um mercado altamente competitivo, o gestor deve buscar soluções eficazes para driblar concorrentes e estreitar o relacionamento com clientes. O objetivo do contratante é que a sua entrega seja efetuada da maneira planejada e acordada com a transportadora. Portanto, nesse cenário, além da contratação de seguros para a carga, determinada pela legislação, é importante trabalhar com gerenciamento de riscos.

Para tal, é possível utilizar diversas ferramentas, como a implantação de um sistema de DVR Veicular, o acompanhamento das imagens geradas pelo DVR e taggeamento das ocorrências por meio de um software de gestão, o monitoramento em tempo real da localização dos veículos, entre outras ações. Tais práticas podem trazer mais transparência às atividades logísticas, além de possibilitar serviços mais seguros, integrados e que garantiam a confiança na qualidade dos mesmos pelos contratantes. A inserção de tecnologias desempenha uma função relevante na criação de processos operacionais e colabora para tornar a empresa mais competitiva, permitindo que ela responda às mudanças impostas pelo mercado com maior velocidade.

 

Redução das perdas e aumento no faturamento

Nos dias atuais, clareza estratégica e excelência operacional são fatores que ditam se uma empresa continua ou não no mercado. Por isso, o efetivo monitoramento da cadeia logística torna-se um fator chave para que a transportadora obtenha resultados financeiros superiores aos dos seus concorrentes e ocupe uma posição de liderança na área em que atua. E quando gestores focam na valorização do cliente, oferecendo uma garantia de proteção maior à sua carga, os consumidores podem se tornar leais e defensores da marca diante da concorrência, atuando como parceiros.

Com o número de roubos crescendo a níveis alarmantes, acompanhar em tempo real o trajeto realizado pelo caminhão e ter um processo bem estruturado para que a carga chegue ao seu destino final são fatores essenciais. Além disso, o monitoramento diário é importante para a manutenção da frota, já que o custo com esse procedimento é bem menor do que o prejuízo econômico causado pela perda de um veículo devido à algum problema no percurso. Sabe-se que nenhuma transportadora está livre da perdas de recursos relacionadas a acidentes, roubos de cargas e fraudes internas, porém é possível investir em meios que diminuam a evasão de receita e que contribuam na entrega de um serviço de melhor qualidade.

ebook_tudo-o-que-você-precisa-saber

Entendeu como investir em tecnologias para monitoramento da frota pode diferenciar a sua transportadora em relação às concorrentes? Leia mais sobre como melhorar sua gestão de frotas: acompanhe outros conteúdos em nosso blog!

By | 2015-07-06T17:27:01+00:00 julho 6th, 2015|Gestão de Frotas|0 Comments

About the Author: